Translate

terça-feira, 2 de julho de 2013

LOTHLÖRYEN - ENTREVISTA



Formado em 2002 o Lothlöryen vem construindo sua história e melhor, dando passos cada vez mais largos em direção ao futuro, com lançamentos constantes e de muita qualidade, tocando ao lado de grandes medalhões do Heavy Metal mundial tendo seu trabalho reconhecido. Apesar de sofrer profundas mudanças de formação a banda surpreendeu com seu ultimo lançamento, Raving Souls Society, onde abandonou as temáticas Tolkiniana e apostou num direcionamento mais amplo e pode ter certeza, nada disso afetou a qualidade do trabalho, Confira o que a banda formada por Daniel Felipe – Vocal,Tim Allan – Guitarra, Leko Soares – Guitarra, Leo Godde – Teclado, Marcelo Godde – Baixo, Marcelo Benelli – Bateria, tem a dizer a seguir.

Apesar de ‘Raving Souls Society’ apresentar uma banda mais pesada o que mais chamou a atenção foi o abandono da famosa temática ‘Tolkien’. Em algum momento vocês ficaram preocupados com a reação dos fãs?
Leko Soares: Sinceramente? Nenhum momento. Não é porque não nos importamos com os fãs. Dizer isso seria mentira, pois a banda só existe por causa deles. A questão é que não somos uma banda enorme que está presa a rótulos e tem sempre que seguir determinado padrão. A grande vantagem de não ser uma banda mainstream, é exatamente ter uma liberdade maior para ousar. Além do mais, os fãs da banda, que nos seguem desde o princípio já se acostumaram a dinâmica da banda que é sempre em direção à mudanças, acréscimos e experimentos no som.
Leo Godde:  No mundo do metal isso não assusta muito pois muito  dificilmente um fan de Folk Metal gosta somente de Folk-Metal . Ficamos mais reciosos com a mudança de vocal. Este era um disco que precisava ser diferente. Raving Souls Society veio na hora em que precisávamos encher os ouvidos de forma que não sentissem falta do que ouviram antes. Na verdade estamos fazendo esta análise depois dele lançado, pois em nenhum momento forçamos o que já vinha sendo um futuro, suavemente mostrado em Some Ways Back no More. De maneira nenhuma ficamos preocupados com a aceitação do novo formato da banda.

Ainda falando na temática, ela parece ser conceitual. Vocês poderiam explicar um pouco mais do conceito?
Daniel Felipe: O Leko é professor de História e eu um amante dela, de modo que a ideia foi flertar com personagens históricos e a loucura (ou genialidade) e como estes mortais mudaram o curso da História para viverem além de seu tempo.
A abordagem é neutra, deixando as conclusões do questionamento para o ouvinte, o que dá um ar interativo ao trabalho. 

Recentemente a banda anunciou o lançamento de seu mais recente trabalho, ‘Raving Souls Society’ na América do Norte e Europa. Como seu deu o contato?
Leko Soares: Temos conversado com gravadoras europeias desde o “Some Ways”, mas tivemos acesso à Power Prog através do Daniel. O Rygel já tinha conseguido  o contrato com eles e o Daniel aproveitou o contato para enviar o cd do Lothlöryen. O Götz, dono da gravadora, ouviu o som e curtiu bastante. Nos fez uma proposta interessante e que promete ser longeva. 

O que vocês esperam com este lançamento?
Daniel Felipe:  Esperávamos justamente o que alcançamos: consolidar a banda como um nome forte no cenário e atingir mais fãs, espalhar mais o que temos a dizer. Isso foi na mosca!

O primeiro clipe de vocês teve ótima recepção e agora vocês estão lançando um novo. Qual a intenção com este segundo videoclipe?
Leko Soares: Primeiramente, o intuito da gravação do video clipe foi exclusivamente vinculá-lo para o lançamento  mundial do “Raving Souls Society”. Passados alguns meses da divulgação do primeiro clipe percebemos a projeção que um bom vídeo poderia trazer à banda. Acreditamos que o novo vídeo mostrará a evolução e o profissionalismo da banda, encerrando 2012 com chave de ouro. 
Leo Godde: Na verdade o clipe de Face Your Insanity pode ser considerado como um experimento, não só para a parte técnica, mas também em relação à forma que seriamos recebidos  com um produto áudio-visual. Trabalhamos às escuras, pois tínhamos o produto final apenas em mente e não na pratica. Este novo clipe traz uma melhor qualidade gráfica, como o mercado pede hoje, e com um maior conhecimento podemos evoluir em cena, escolhemos melhor o equipamento, iluminação, câmera e ambiente. Acredito que esse novo trabalho poderá ser considerado nosso “full length” áudio-visual e Face Your Insanity um “Demo”.

O Lothlöryen apresenta dois tipos de shows o acústico e o convencional. Como é feito a escolha do repertório para cada tipo?
Daniel Felipe: Isso remete à primeira pergunta, porque moldamos o repertório de acordo com os fãs e o público de cada evento, deixando shows mais pesados, mais suaves ou mais agitados, de acordo com o evento. Afinal, há loucos e insanos de todos os tipos (risos)
Leo Godde: É feito por Estudos Demográficos (risos). Os membros do Lothloryen possuem um gosto musical variado e ao mesmo tempo análogo. Isso abre o leque de opções que são jogadas a mesa e discutido de acordo com a “Análise Demográfica Headbanger”, rs.  Muitas músicas vão e voltam para o set list.

Quais os próximos projetos do Lothlöryen?
Daniel Felipe: Ampliar nossa divulgação mundial, aliada ao lançamento pela Power Prog, conquistando mais espaço nas vendas online, além de divulgar o próximo clipe, fazer um aquecimento com shows antes da turnê e, então, mergulhar na Europa, de onde vamos retornar com algumas surpresas.

0 comentários:

Lembre-se que a minha opinião não é a dona da razão, cada um tem um gosto diferente, e temos que respeitar as diferenças.